" Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida." (Pv. 4:13)

Buscando a Santidade


 A maioria das pessoas acha ou pensam que santos são alguns personagens representados por imagens, ou pessoas que são canonizadas pelo papa. Respeitamos os dogmas de outras religiões, mas a Bíblia nos mostra que ser santo é mais que isso. Este atributo está além de qualquer dogma, e ele é conquistado pela graça de Deus e por uma conduta exemplar e rígida, seguindo-se os padrões de Deus, indicados na Bíblia, e que ser santo está ao alcance de qualquer pessoa que queira este atributo.

1 -  Por que ser santo?

“... pois está escrito: sede santos porque eu sou santo.” (1ºPe.1:16)
porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para ser o vosso Deus, sereis pois santos, porque eu sou santo.” (Lv.11:45)

Considerando-se que Deus nos dá o livre arbítrio, penso que o “sede santos”, antes de ser uma ordem é um chamamento de Deus a todo aquele que se torna Seu filho (Seu povo), sinceramente, vai ouvir e atender, por vontade própria, ao chamamento divino.
No meu entender todo aquele que crê em um Deus Santo, deve buscar a santidade. Ser santo, acima de tudo, é imperativo para todo aquele que faz parte do povo de Deus e almeja a salvação. Ele nos chama exatamente para isso: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; pois, Deus não nos chamou para a impureza, mas para a Santidade…” (I Tes 4,3-7).
Se Ele diz para sermos santos como Ele próprio, podemos concluir que é perfeitamente possível buscarmos a santidade, pois, Deus não nos faria buscarmos algo impossível. Além de nos aproximarmos de Deus, nossa atitude vai agradá-lo totalmente e será absolutamente desagradável e terrível para o inferno, e nos deixará habilitados à manifestação poderosa de Deus.
Vemos por toda a Bíblia que o anseio de Deus é ter uma geração só Sua e que saiba separar-se e consagrar-se a Deus. Podemos sentir o desvelo Dele para com o seu povo, um povo que Ele quer que seja só Seu mas que seja santo e que assim deve ser. Não há, portanto, como se viver em santidade sem ter um coração santo, e não há como se conseguir um coração santo se não formos submissos e tementes a Deus.

2 – Qual o caminho a ser seguido para alcançar-se a santificação?

         Como já vimos na primeira parte o padrão de santidade é Jesus Cristo, mas como buscar um atributo de tal magnitude? Bem não é caminho fácil de ser seguido,  diante de tanta pressão dos padrões de comportamento da sociedade atual e pressões financeiras, etc.
          Deus, na sua infinita misericórdia, no mostra o caminho a seguir: “Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.” (Sl.25:12), mas a decisão de seguir, ou não, esse caminho será sempre nossa, isso se chama exercer nosso livre arbítrio. Já vimos que não é fácil buscarmos a santidade, porém, apesar de difícil a busca deve ser espontânea e sincera, sem hipocrisias, ninguém consegue ser hipócrita diante de Deus: “Senhor, tu me sondas, e me conheces.” (Sl. 139:1)
Se Deus nos ensina esse caminho, então, devemos buscá-lo, na Bíblia, além de exercitar a separação total do mundo, entenda-se: de tudo o que for pecaminoso e injusto, mesmo que algo esteja nos padrões aceitáveis da sociedade. O que devemos buscar são os padrões morais de Deus, a qualquer custo e nós, com certeza, vamos pagar algum preço por nossa atitude e por nossa fé. Se for valer a pena só nós mesmo é que devermos julgar. Estaremos dispostos a pagar o preço e fazer os sacrifícios necessários, para alcançarmos a santificação?
Podemos iniciar nossa busca, na Bíblia, em: Mt. 3:8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”, e Lc. 3:8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”; Gl. 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.”
E o que mais pode nos ajudar na santificação?

Verdade - Jo. 17:19
Fé em Jesus Cristo - At.26:18, 1ºCo. 1:1 e 6:11
O Espírito Santo - 1ºCo. 6:11
Nossa conduta - 1ºCo. 7:14, 1ºCo.6:12, 2ºTm.2:1ss
A morte sacrificial de Jesus Cristo - Hb. 10:10
Libertarmo-nos dos pecados – Rm. 6:17~22
Afastarmo-nos de toda forma do mal – 1ºTs. 4:7
Buscar w aperfeiçoar a santidade – 2ºCo. 7:1

Para você alcançar a santificação te afirmo, com absoluta certeza, que antes de qualquer coisa você deve querer a santificação com toda a sinceridade diante de Deus, pois ele fará a parte dele, mas se você fizer primeiro a sua. Temos que entender que Deus fará tudo por nós, mas ele é, sempre, condicional, está a sua disposição para te ajudar, mas espera que você se aproxime dele: Tg. 4:8b “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós.”.

Autor: Nelson C.Dessart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histats.com © 2005-20